sábado, 12 de fevereiro de 2011

Família Comboniana na Amazônia

Por Ir. Olga Estela Sánchez

Em 2006, nós Missionárias Combonianas chegamos a Santo Antônio do Matupi - Km 180 da Transamazônica, AM. No ano passado, começamos um trabalho em equipe como família comboniana, formada pelas irmãs Rosa Guzzo, Cândida Martins e Olga Sánchez; pelo padre Massimo Raimundo e pelo leigo Osmar Marcoli.

Nossa área paroquial é de 300 km. Acompanhamos muitas das realidades da Amazônia como os migrantes e colonos, que vieram em busca de terra e melhores oportunidades de vida, ribeirinhos do Rio Aripuanã e povos indígenas como Parintintim, Dihaoi, e Tenharim . As culturas são mistas, elas nos desafiam no trabalho pastoral e exigem de nós metodologias diferentes.

Os valores da partilha e organização dos povos indígenas, da paciência e contemplação dos ribeirinhos, da festa e do trabalho dos migrantes, vão construindo o Reino na nossa Paróquia Santa Luzia. Mas também enfrentamos diferentes problemáticas como a questão da terra, da exploração florestal, das drogas e prostituição infantil.

O crescimento humano é também um desafio para nós como equipe. É uma experiência rica, feita de alegrias e dificuldades, mas contamos com a ajuda de Deus, para crescermos como missionários e missionárias, e sermos cada vez mais testemunhas do Seu amor, junto aos povos que acompanhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário