quinta-feira, 26 de junho de 2014

CELEBRANDO 25 ANOS DE VIDA MISSIONÁRIA



Ir. Nilma do Carmo de Jesus
Celebrar 25 anos de vida missionária na Congregação das Irmãs Missionárias Combonianas é para mim, celebrar a vida dos povos com os quais vivi e partilhei a fé.

Trago à memória aqueles que encontrei na Itália, na Suíça, na República Central Africana, no Chade, na França, no Brasil enquanto experimento grande gratidão a Deus por ter-se feito presente ao longo dessa história.
Como visto, tem sido uma história marcada por diferentes culturas que me ajudaram a alargar horizontes ao diferente, desfrutando muitos momentos de alegria partilhada, quando das lutas pela terra junto aos povos Tupinikim e Guarani, em luta pela educação do povo Aka (pigmeus), na formação de catequistas e lideranças, mediante visitas às famílias e aos doentes, pela participação nos funerais, na dor de ver um país (República Central África) dividido pela guerra, tudo tocado pela paixão de evangelizar aqui e  além-fronteiras.
A missão foi o fio condutor de toda a minha vida, que não teria sentido se não fosse missionária. Sinto que a Palavra de Deus que me iluminou ao longo desses anos foi: “Ide pelo mundo, fazei que todos se tornem meus discípulos... e eu estarei contigo até o fim dos tempos” (Mt 28,18-20).
Com o coração repleto de alegria e gratidão posso dizer que a vida missionária é um presente de Deus e incentivo aos jovens no sentido de que ouçam o apelo de Deus que os chama para missão  - aqui e além fronteiras.
E como disse o papa Francisco: “Se a Igreja não é missionária, ela não é Igreja”.  Deixemo-nos  contagiar pela alegria de anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus aos povos que ainda não o conhecem. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário