quarta-feira, 9 de julho de 2014

BOBOTO BOZALA NA BINO!

Ir. Luciene Rodrigues

Sou Ir Luciene, Missionária Comboniana, vivendo atualmente na cidade de Kisangani, na República Democrática do Congo, onde estou partilhando a minha fé e vida missionária com este povo querido. Desejo partilhar com vocês um pouco da minha experiência.
Começo apresentando o meu amigo Rodrigo Taumanato e seus pais. Eles fazem
parte  da primeira família que o nosso pároco da Paróquia Beata Anuarite, pediu que eu acompanhasse e se tornaram muito especiais para mim neste começo de Missão aqui no Congo.

Rodrigo tem 20 anos e desde os 7 anos começou a ter problemas para caminhar e aos 13 deixou de caminhar completamente, seus músculos foram se atrofiando. Mas o que me encanta e emociona nesta família é a Fé que eles têm, nunca se queixam desta situação, são sempre trabalhadores, acolhedores, comprometidos na paróquia e firmes na vida de oração em família.
Rodrigo não pode ir à escola, pois não consegue ficar sentado, mas com a ajuda dos pais e dos irmãos, se esforça para não esquecer o que aprendeu quando frequentava as aulas. Ele fala muito bem o francês, kiswhali e lingala e me corrige quando não falo bem.
Comecei a visitá-los para levar a Eucaristia ao Rodrigo e a sua avó. Eles ainda não receberam o Sacramento da Confirmação. Estou preparando-os para o sacramento. Rodrigo acompanha a catequese com muito interesse, tem seus momentos de oração pessoal e familiar.
A primeira ideia era que Rodrigo recebesse da Crisma em sua casa, já que ele vive acamado. Porém conversando um pouco com a comunidade e com o pároco nos perguntamos: porque não leva-lo à Igreja no mesmo dia que o grande grupo dos adolescentes também receberão o sacramento da confirmação? Rodrigo e seus pais ficaram emocionados com esta proposta.
No dia da crisma, vamos preparar um lugar especial para Rodrigo na Igreja, pois aqui na RD Congo, as celebrações são longas. Ele está muito feliz e ficou ainda mais contente quando eu pedi autorização para publicar seu testemunho aos meus amigos e amigas e pediu que eu cumprimentasse vocês todos em lingala: BOBOTO BOZALA NA BINO (a Paz esteja com vocês), esta é a mensagem de Rodrigo para todos vocês. Um abraço a todos, unidos na oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário