quinta-feira, 28 de setembro de 2017

#compartilhe a viagem

O Papa Francisco abriu no dia 27 de setembro a campanha "compartilhar a viagem". Uma campanha voltada a migrantes e refugiados para que compartilhemos sem medo o caminho dos migrantes e dos refugiados”. A  ação reforça a campanha da Cáritas Internacional aberta também pelo pontífice durante a Audiência Geral.
Ao final da catequese, o Pontífice recordou que é o próprio Cristo que pede para acolher os irmãos e irmãs migrantes e refugiados com os braços bem abertos: “Justamente assim – gesticulou o papa – com os braços bem abertos, prontos a um abraço sincero, afetuoso e envolvente, um pouco como esta colunata da Praça São Pedro, que representa a Igreja mãe que abraça todos na compartilha da viagem comum”.
Com duração prevista para dois anos (2017-2019), a campanha deve envolver toda a Rede Cáritas na resposta ao apelo do Papa Francisco para abraçar a “cultura do encontro” e fazendo uma proposta positiva diante da realidade atual na vida de imigrantes e refugiados.
No Brasil, foi escolhido como embaixador da campanha o Cristo Redentor. O ícone no alto do morro do Corcovado, na capital fluminense expressa a mensagem e a convocação para a acolhida de imigrantes e refugiados, uma vez que é um ícone religioso e cultural reconhecido no Brasil e no mundo inteiro.
A realidade da migração, que recebe atenção especial do papa Francisco, afeta cerca de 230 milhões de pessoas que atualmente vivem fora dos seus países de origem, no caso dos migrantes internacionais. São fatores políticos, econômicos e até desastres ambientais relacionados a estes deslocamentos. Somente no primeiro semestre de 2016, 3,2 milhões de pessoas foram forçadas a sair de seus locais de residência devido a conflitos ou a perseguições. Destas, 1,5 milhão são refugiadas ou solicitantes de refúgio. Os dados são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). No Brasil recebeu milhares de pessoas de 82 nacionalidades nos últimos anos, parte delas já tive sua condição de refugiadas reconhecida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário