sábado, 23 de dezembro de 2017

Natal com as pessoas em situação de rua


No dia 13 de dezembro, a Pastoral do Povo de Rua da Paroquia de São Francisco de Assis realizou pelo segundo ano, a comemoração do Natal para as pessoas em situação de rua. Como no ano passado, o evento aconteceu na Praça do EPA, no Bairro Jardim da Penha. A celebração, preparada pela Pastoral, foi presidida pelo Pároco, Pe. Adenilson. Em sua homilia, com palavras simples, ele acentuou que Deus ama especialmente aqueles que não são amados e que Jesus nasce assumindo a condição do povo sofrido. Os pastores, pessoas pobres e que não tinham boa fama, foram os primeiros a receber o anuncio do nascimento do Messias. E estavam ali no presépio, junto a Jesus. Assim, hoje, Jesus se identifica com quem passa pela condição de morador de rua. Ele também não encontrou lugar e teve que nascer num curral, no meio dos animais.
Desde o início da celebração, as pessoas em situação de rua, se envolveram, com uma  participação comovente. Concluindo o momento celebrativo, cantamos Noite Feliz. Todos foram convidados a acender uma pequena vela no Círio, com a motivação de preservar sempre viva a chama da esperança que experimentamos pela vinda de Jesus ao mundo, assim sermos luzes uns para os outros .Foi lindo de ver como eles cuidavam de manter a sua vela acesa e um ajudava o outro a não deixar apagar a chama da pequena vela que cuidadosamente seguravam na mão. Também para os membros da pastoral foi um momento de profundo sentimento do que realmente significa o Natal. “Ao vermos ali nossos irmãos destituídos dos seus direitos, resistindo à exclusão e lutando pela sobrevivência cotidiana, sentimos que a melhor maneira de ajudá-los é respeitá-los, conhecê-los pelo nome, escutá-los e oferecer-lhes a nossa amizade".  
Terminada a celebração foram convidados a participar, som de cânticos natalinos, de uma ceia farta, preparada pelos membros da pastoral. A seguir receberam prendas contendo materiais de higiene de que tanto necessitam. Esta Pastoral teve inicio há dois anos, quando a nossa comunidade de Jardim da Penha, viu aumentar o número de pessoas em situação de rua. Sensibilizadas pelo sofrimento de tantos irmãos e irmãs que vinham bater à porta pedindo alimento ou roupa para cobrir o corpo, as irmãs, como comunidade, juntamente com outras pessoas também sensibilizadas pela situação, dentre elas o coordenador da pastoral do povo de rua a nível diocesano, decidiram promover a criação desta pastoral, na Paróquia de São Francisco de Assis.
As irmãs Combonianas, Geny e Paula, colaboraram no surgimento deste ministério, e atuam como membros da equipe que, com o apoio do Pároco, foi se constituindo por pessoas capacitadas em várias áreas; mas acima de tudo por pessoas movidas por um sentimento profundo de fé e amor, dons indispensáveis para esta ação de misericórdia, cuja missão é ser presença junto a essa população, reconhecer e celebrar os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todos. Com estes objetivos a pastoral realiza encontros semanais com as pessoas que vivem em situação de rua, oferecendo a oportunidade de contato com a Palavra de Deus, além de alimentação, higiene e vestuário. Também estabelece parceria com comunidades terapêuticas, buscando acolher aqueles que demandam por tratamento de dependência química.
Ir Paula Camata




Nenhum comentário:

Postar um comentário